COMUNITÁRIO: A educação em Cabo Frio tá ladeira abaixo e não é de hoje! O que se vê é um desmonte silencioso, onde professores e alunos tão batendo em retirada e buscando alternativas em outros municípios. O motivo? Falta de confiança no processo seletivo da cidade.
Os professores experientes, que poderiam agregar qualidade ao ensino, estão preferindo se inscrever em cidades vizinhas, principalmente Arraial do Cabo, que viu seu processo seletivo explodir de 5 mil para 14 mil inscritos este ano! Enquanto isso, Cabo Frio fica com profissionais inexperientes, recém-formados no IGA da cidade, porque os mais qualificados estão pulando fora.
“Dou aula em Cabo Frio há mais de 20 anos e nunca vi a situação do processo seletivo tão ruim como agora. Sempre enfrentei desafios, mas este ano foi a primeira vez que decidi buscar oportunidade em outro município. E não fui só eu! Os melhores professores foram pra Arraial do Cabo, até no salário lá é melhor neste novo edital comparado com Cabo Frio, e olha que é um município com muito menos recursos do que Cabo Frio.”
E quem mais sofre com isso? Os alunos e seus responsáveis! A molecada tá saindo mais cedo do que o normal porque falta professor, falta estrutura e falta compromisso. Pais e mães estão revoltados e, aos poucos, um desgaste silencioso começa a corroer o governo Serginho. Tem família que já decidiu transferir seus filhos pra escolas em outros municípios, porque, do jeito que tá, a educação de Cabo Frio não passa confiança pra ninguém.
Se nada for feito agora, a cidade corre o risco de afundar ainda mais na crise educacional e virar referência só no que tem de pior. Educação não é brincadeira e, se a prefeitura não acordar, o prejuízo vai ser grande – e não só pras crianças, mas pro futuro do próprio governo!