Cine São Pedro é o segundo do país entregue pelo programa “Cinema da Cidade” e oferece estrutura moderna com ingressos populares, resultado de uma articulação do deputado federal Aureo Ribeiro com o Governo Federal
São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, acaba de ganhar um importante equipamento cultural: o Cine São Pedro. O espaço é o segundo cinema público do Brasil entregue pelo programa “Cinema da Cidade”, uma iniciativa que visa ampliar o acesso democrático à cultura em municípios do interior. A obra contou com um investimento de R$ 4,7 milhões, resultado de uma articulação do deputado federal Aureo Ribeiro com o Governo Federal, e foi executada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), em parceria com a Prefeitura.
O novo cinema conta com duas salas modernas: uma 2D, com capacidade para 96 pessoas, e outra 3D, com 78 lugares, ambas com estrutura acessível e ingressos a preços populares. A estreia do Cine São Pedro aconteceu com a exibição gratuita do filme Nosso Sonho, e contou com uma apresentação especial do cantor Buchecha, em evento ao ar livre promovido pelo projeto Cine Enel.
Para o deputado Aureo Ribeiro, o novo espaço representa um avanço na democratização da cultura. “Cultura transforma. Esse cinema é resultado de um trabalho sério e de diálogo com os governos estadual e federal. Seguiremos trabalhando para que mais cidades recebam esse tipo de investimento. A cultura precisa estar presente na vida de todos, não apenas nos grandes centros”, destacou.
O governador Cláudio Castro também ressaltou a importância da iniciativa. “É mais do que um cinema, é inclusão, é cidadania. O Rio de Janeiro segue na vanguarda da democratização da cultura”, afirmou.
De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, além de promover o acesso à cultura, o Cine São Pedro também impulsiona a economia local. “Esse é o segundo cinema público do país entregue pelo programa. Ele não só promove cultura, mas também movimenta a economia local com geração de emprego, renda e novas oportunidades para o audiovisual”, explicou.
O primeiro cinema do programa foi inaugurado em Miracema, também no estado do Rio de Janeiro, onde já atrai uma média de 2.400 espectadores por mês. Com uma população quatro vezes maior, São Pedro da Aldeia tem potencial para superar essa marca, consolidando-se como referência regional no acesso à cultura e ao entretenimento.