Siga-nos!

Pesquisar
Close this search box.
UNESCO avalia municípios da Região dos Lagos para possível certificação de Geoparque Mundial

UNESCO avalia municípios da Região dos Lagos para possível certificação de Geoparque Mundial

Picture of Camìly Rôcha

Camìly Rôcha

Compartilhar no WhatsApp
Imagem: Divulgação
Uma comissão da UNESCO vai visitar 16 municípios da Região dos Costões e Lagunas, no litoral Norte e Leste do Estado do Rio de Janeiro, para avaliar sua candidatura ao título de Geoparque Mundial. A inspeção vai acontecer entre os dias 22 e 27 de julho e visa explorar os atrativos turísticos, culturais e históricos locais, essenciais para esse reconhecimento internacional.

Desde 2010, a região formada pelas cidades da Região dos Lagos, Costões e lagunas vem buscando o reconhecimento como Geoparque, devido ao seu valor científico, educativo, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.

Cristiane Regis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, destacou a importância da visita. “A presença da UNESCO em nossa região é vital para promover nosso desenvolvimento cultural e científico. Vamos apresentar o único Museu de Sítio da área, nossa história e o trabalho cultural desenvolvido com nossos artistas. Este reconhecimento será um marco importante para o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas”, afirmou Cristiane.

Já a secretária de Turismo de São Pedro da Aldeia, Claudia Tinoco, comentou sobre a relevância da oportunidade para a cidade. “É uma grande honra e uma oportunidade de desenvolvermos um trabalho voltado não só especificamente para os estudiosos como também para o visitante comum”, disse.

Vale destacar que a região proposta para o Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro compreende área com evolução geológica singular envolvendo mais de 2 bilhões de anos de história geológica e afloramentos, incluindo vestígios arqueológicos e sítios de interesse histórico/cultural.

 

Picture of Camìly Rôcha
Coordenadora de Redação do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida. Possui curso de Produção e Revisão para a Web pela Rock University, além de especialização em Verificação e Checagem de Fatos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Produz reportagens para o Instituto Mulheres Jornalistas.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress