Horas antes do jogo entre Botafogo e Peñarol pela semifinal da Libertadores, torcedores uruguaios colocaram fogo em um ônibus na orla do Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (23). O incidente ocorreu durante um confronto violento envolvendo dezenas de torcedores do Peñarol, que atacaram policiais militares e comerciantes locais com paus, pedras e garrafas.
O veículo incendiado estava sendo usado para transportar os torcedores uruguaios. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas, mas o ônibus ficou completamente destruído. Durante a confusão, barracas e cadeiras de praia foram saqueadas e usadas como armas, enquanto mesas e cadeiras de quiosques serviram de escudo.
Bombas de efeito moral foram utilizadas pela polícia, mas os uruguaios, em maior número, continuaram com os ataques até as 12h45. Comerciantes relataram saques e danos a seus estabelecimentos, além de carros e motos estacionados terem sido vandalizados. Um torcedor uruguaio foi preso mais cedo por furto de celular em um quiosque, sendo encaminhado à 16ª DP.
As pistas da orla da Avenida Lúcio Costa precisaram ser fechadas várias vezes devido à presença de torcedores no asfalto. Até o momento, não houve relatos de envolvimento de torcedores do Botafogo na confusão.