Wagner Muniz, professor universitário de Direito e Processo Penal na Estácio, campus Cabo Frio/RJ, foi recentemente selecionado para o Programa de Mobilidade Presencial de Curta Duração na Universidade de Córdoba, Argentina. Promovido pela Estácio, o programa ocorrerá em dezembro de 2024, o programa reconhece o empenho e as contribuições de alunos e professores que cumpriram requisitos específicos no edital do programa.
Aprovado no processo, Wagner irá na qualidade de docente convidado, um título que reflete seu impacto crescente na área acadêmica nacional e internacional. Com apenas 24 anos, Wagner Muniz já conquistou um espaço notável na academia, dedicando-se ao estudo e ao ensino de temas fundamentais para o desenvolvimento das Ciências Criminais no Brasil. Suas contribuições são especialmente relevantes na área de Direito Penal, fazendo observâncias com as áreas de Constitucional, Internacional e Direitos Humanos, onde ele aborda temas de justiça social, justiça criminal, justiça global e direitos fundamentais.
O convite para atuar na Universidade de Córdoba destaca seu compromisso acadêmico e a influência de suas ideias, que agora ganham mais uma dimensão internacional. Como professor universitário, ele se dedica a ensinar e inspirar seus alunos, trazendo para a sala de aula uma visão atualizada e crítica sobre o Direito Penal e os Direitos Humanos.
Além de seu papel como educador, Wagner também é pesquisador, é por meio de pesquisas e projetos acadêmicos que o docente visa fortalecer o reconhecimento em âmbito nacional e internacional do poder da educação através da pesquisa e iniciação científica. Seu trabalho estimula um ambiente de aprendizado dinâmico e inovador, incentivando os alunos a pensarem de forma crítica e a se envolverem em debates contemporâneos sobre direitos fundamentais.