Cabo Frio é reconhecido com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva por ações em educação antirracista e quilombola

Cabo Frio é reconhecido com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva por ações em educação antirracista e quilombola

Foto de Caio Gervazoni

Caio Gervazoni

Compartilhar no WhatsApp

O município de Cabo Frio foi premiado pelo Ministério da Educação com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, um reconhecimento nacional concedido a cidades que se destacam na implementação de políticas educacionais voltadas à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. No Rio de Janeiro, apenas 15 municípios receberam a honraria.

Entre as ações que garantiram o prêmio, estão o Seminário Municipal de Educação Antirracista, a criação de uma cartilha e a implementação da Política Municipal de Educação Escolar Quilombola. Cabo Frio também possui a maior população quilombola do estado e estabeleceu critérios de prioridade para a inclusão de alunos e profissionais quilombolas nas escolas.

A Secretaria de Educação ressaltou que a formação continuada em educação étnico-racial e escolar quilombola foi fundamental para o reconhecimento. O selo faz parte da Política Nacional de Equidade, que visa combater o racismo e promover a inclusão nas escolas.

Sobre Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva foi uma educadora e ativista crucial para a implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão da história afro-brasileira nos currículos escolares. Seu trabalho continua a influenciar a educação inclusiva no Brasil.

Foto de Caio Gervazoni
Repórter do Lagos Informa. Jornalismo Universidade Veiga de Almeida.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress