Cabo Frio realiza primeira captação de órgãos de 2025

Cabo Frio realiza primeira captação de órgãos de 2025

Picture of Caio Gervazoni

Caio Gervazoni

Compartilhar no WhatsApp

Um ato de solidariedade que oferece uma segunda chance de vida a muitas pessoas foi realizado neste domingo (2) em Cabo Frio, com a primeira captação de órgãos do ano no município. A equipe do Rio Transplante esteve no Hospital Municipal São José Operário (HMSJO) para a retirada de órgãos de um paciente de 52 anos, que teve morte cerebral após sofrer um AVC isquêmico.

A operação contou com a colaboração de diversos setores do hospital, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, maqueiros, a Central de Ambulâncias e a administração. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes (CIHDOTT) conduziu o protocolo de morte encefálica, em parceria com a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. A logística para a chegada e partida da equipe do Rio Transplante foi organizada por helicóptero, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio.

Beatriz Trindade, secretária de Saúde e responsável pela implantação da equipe de doação e transplante em 2017, destacou a importância da captação de órgãos em parceria com o Rio Transplante. “Este é um momento muito importante para a Saúde, nosso primeiro transplante neste governo, e fiz questão de acompanhar de perto todo o processo. A doação de órgãos é um lindo ato de solidariedade”, comentou a secretária.

A captação de órgãos é um procedimento médico crucial que salva vidas por meio da doação de órgãos de indivíduos em morte encefálica. O processo exige cuidados e diretrizes rigorosas para garantir a viabilidade dos órgãos e respeitar a dignidade do doador e de sua família.

O HMSJO, que é cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e conta com a CIHDOTT, realiza uma busca ativa diária, 24 horas por dia, em todos os pacientes em ventilação mecânica. O trabalho da equipe técnica treinada é fundamental para garantir que mais pessoas possam ter acesso a transplantes, ampliando as chances de recuperação e qualidade de vida para os pacientes que necessitam de um novo órgão.

Picture of Caio Gervazoni
Repórter do Lagos Informa. Jornalismo Universidade Veiga de Almeida.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress