Neste sábado (5), às 8h, será realizada a definição das 43 seções eleitorais cujas urnas eletrônicas passarão por auditorias no primeiro turno das eleições municipais. O sorteio ou escolha das seções será feito no Palácio da Democracia, a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), localizada no Centro da capital. A cerimônia será pública e transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-RJ no YouTube.
Das 43 urnas, 31 serão submetidas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, que ocorrerá no domingo (6), durante o horário de votação, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Além disso, duas urnas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) serão selecionadas para o Teste de Integridade com Biometria.
Outras 10 urnas serão sorteadas para o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que será realizado diretamente nas seções eleitorais antes do início da votação. Esses testes visam garantir a confiabilidade e a transparência do sistema de votação eletrônico, em conformidade com a Resolução TSE 23.673/2021.
Diversas entidades fiscalizadoras, como partidos políticos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estão legitimadas para acompanhar as etapas do processo de fiscalização, além de instituições privadas sem fins lucrativos e universidades credenciadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).