O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o reforço da segurança para as eleições municipais no Rio de Janeiro, com a atuação das Forças Armadas em 32 cidades e 500 locais de votação. As operações “Guanabara” (Exército), “Tamandaré” (Marinha) e “Santos Dumont” (Aeronáutica) foram apresentadas em reunião do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (GAESI) do TRE-RJ.
Dentre as cidades da Região dos Lagos, as que terão atuação das Foras Armadas são: Araruama, Aramação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Saquarema.
A presença militar foi solicitada pelo TRE-RJ em parceria com o Governo do Estado e recebeu apoio da Presidência da República. O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou que 53 locais de votação foram alterados por motivos de segurança.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar será responsável pela segurança e distribuição das urnas em 4.974 locais, enquanto a Guarda Municipal atuará na segurança de 99 locais de votação e na orientação do trânsito.