Presidente do Senado francês se opõe a incluir o aborto na Constituição

Presidente do Senado francês se opõe a incluir o aborto na Constituição

Picture of Camìly Rôcha

Camìly Rôcha

Compartilhar no WhatsApp

O conservador Gérard Larcher, presidente do Senado francês, opôs-se nesta terça-feira (23) à inscrição do aborto na Constituição, quando o Parlamento já havia iniciado o trâmite para adotar esta medida.

Tudo começou quando o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou, em 2023, que seu governo iria incluir o direito ao aborto na Constituição, de modo a torná-lo irreversível. “Em 2024, a liberdade das mulheres para abortar será irreversível”, escreveu ele na rede social X, o antigo Twitter.

Já em 2024, Gérard Larcher se opõe ao projeto, declarando não ser necessário tornar esse direito realidade na Constituição: “A interrupção voluntária da gravidez não está ameaçada em nosso país. Se estivesse ameaçada, acreditem em mim, eu lutaria para que fosse mantida. Mas eu acho que a Constituição não é um catálogo de direitos sociais”, disse o presidente do Senado.

Embora em novembro de 2022 os deputados tenham defendido a inclusão do aborto como um “direito”, os senadores optaram meses depois por fazê-lo como uma “liberdade”. Macron acabou por optar pela noção de “liberdade garantida” para cumprir sua promessa.

A Assembleia (Câmara baixa) deve votar a proposta na quarta-feira (24), antes de ser encaminhada ao Senado. Se aprovada nos mesmos termos, um Congresso extraordinário de ambas as câmaras em Versalhes deverá dar a aprovação final em março.

Picture of Camìly Rôcha
Coordenadora de Redação do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida. Possui curso de Produção e Revisão para a Web pela Rock University, além de especialização em Verificação e Checagem de Fatos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Produz reportagens para o Instituto Mulheres Jornalistas.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress