A Polícia Federal (PF) indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) por suspeita de corrupção passiva e peculato. Os crimes teriam sido cometidos enquanto ele era vereador e vice-governador do estado, entre 2017 e 2020. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal UOL.
O indiciamento é um procedimento formal realizado pela autoridade policial, que oficializa a acusação com base em indícios suficientes de autoria e materialidade de ilícitos. Isso significa que, após a análise das provas coletadas, a Polícia Federal considera haver elementos que justificam a continuidade das investigações e o possível prosseguimento para denúncia pelo Ministério Público.
Por se tratar de uma ação envolvendo um governador, o inquérito foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda vai decidir se Castro será denunciado ou não.
Em nota, Castro afirmou que seus advogados vão pedir a anulação do indiciamento. “Causa estranheza o fato de, em todos esses anos, o governador sequer ter sido convocado a prestar qualquer esclarecimento”, afirma a declaração.