Negligência e Descaso? Deficiente Físico expõe a dura realidade da Secretaria de Pessoa com Deficiência em Búzios

Negligência e Descaso? Deficiente Físico expõe a dura realidade da Secretaria de Pessoa com Deficiência em Búzios

Picture of Redação

Redação

Compartilhar no WhatsApp

Amaral Júnior, um influente ativista pelos direitos das pessoas com deficiência em Búzios, recentemente fez sérias denúncias em uma live sobre a atuação da Secretaria de Pessoa com Deficiência e do prefeito Alexandre Martins, de que a pasta estaria sendo usada como moeda de troca e barganha política com vereadores da base.

Em uma entrevista exclusiva com a redação do Lagos Informa, ele compartilhou detalhes sobre as negligências e desafios enfrentados pelos vulneráveis que pleiteiam melhorias através da pasta.

 

1. Amaral, você poderia explicar em mais detalhes quais são as principais negligências que você tem observado por parte da Secretaria de Pessoa com Deficiência em Búzios?

“Essa pergunta é bem interessante, pois as negligências começou antes da Secretaria da Pessoa com deficiência ser inaugurada. Existem negligencia, de como os governantes lidam com os deficientes de nossa Cidade, e existem negligencia no planejamento. Negligência no relacionamento: Antes da Secretaria ser inaugurada tive uma conversa com, vereador Aurelio Barros que naquela ocasião iria se tornar Secretario da Pasta. Nessa conversa eu dei meu ponto de vista, como uma pessoa com deficiência, como eu gostaria que a Secretaria trabalhasse, que a Secretária não abraçasse apenas uma patológica, uma deficiência, mas sim uma Secretaria par todos, todos os deficientes. Bom eu fui surpreendido com uma pergunta, ” VOCÊ É ATIVISTA”, a falta de respeito não parou por ai, e na tentativa de fazer com que ele entendesse, ele pegou o celular na mão, e partir dali começou a responder menssagens e já não dava mais atenção. Eu como uma pessoa com deficiência me senti desrespeitado. NEGLIGENCIA NO PLANEJAMENTO: A secretaria foi montada com mobilias e materias vindo de outras Secretarias, porem com 200 mil reais em caixa. Sem ao menos fazer um estudo, sem nenhum planejamento adequado, eles logo de cara montam um projeto de 144 mil reais, chamado Mar para todos. Que na verdade o nome original do projeto é praia para todos, Aurelio teve a coragem com aval de Alexandre Martins, mudar o nome do projeto para dizer que ele trouxe o projeto para cidade.”

2. Você mencionou que a secretária titular da pasta é a cunhada do vereador Aurélio Barros, um vereador da cidade. Como essa relação política tem impactado a eficiência da secretaria?

“Caros leitores do Lagos informa, deixe-me explicar algo para vocês. Em cargos de confiança, nada acontece sem o aval da liderança maior, ou seja, sem o conhecimento e consentimento de Alexandre Martins. Raciocina comigo! Temos o prefeito Alexandre Martins, que trata com descaso a pessoa com deficiência, temos um vereador Aurelio Barros, que foi o 1° secretario da pasta, que juntamente com Alexandre Martins, trata com descaso a pessoa com deficiência, eu pergunto o que esperar da atual Secretária da pasta Luciana, sendo cunhada se Aurelio Barros?
Eu sinceramente esperava que ela fosse acolher a todos os deficientes de nossa Cidade, tive a esperança dela minimamente convencer Alexandre Martins e Aurelio Barros a entenderem que a Secretaria da Pessoa com deficiência, é uma secretaria para todos, todos os deficientes. Toda 1° terça-feira do mês acontece a reunião da pessoa com deficiência, Luciana nas ultimas 3 reuniões não compareceu, Alexandre Martins não compareceu, Aurelio Barros compareceu em 1 reunião e mesmo assim, totalmente atrasado. Eu não vejo nada efetivamente acontecendo em nossa Cidade, as calçadas desniveladas, os prédios públicos não atendem as normas de acessibilidade, o transporte publico precário. Não vejo a Secretária efetivamente lutando por todas as causas, auxilio para compra de Canabis, esta em atraso e diversas mães, estão tendo problemas seríssimos com seus filhos que fazem o uso desse medicamento. Falta medicamento nos postos de atendimento. Conclusão a Secretaria Da Pessoa com deficiência não esta em boas mãos.”

3. Quais são as principais demandas e necessidades das pessoas com deficiência em Búzios que estão sendo negligenciadas?

“É responsabilidade da Sociedade e principalmente dos Governantes proporcionar igualdade de condições para que todas as pessoas acessem todos os lugares. Se uma não vê, ela precisa ter um cardápio em braile, ela precisa que nas ruas, nos restaurantes e prédios públicos tenha piso tátil para que ela possa se guiar. Se uma pessoa não ouve, ela precisa chegar no hospital, no posto de saúde, e ter alguém lá capacitado em libras, para poder existir comunicação. Se a pessoa é cadeirante ele tem o direito de locomover, livremente. Os servidores públicos, teriam que ser treinados para se comunicar e tratar de maneira correta a pessoa com deficiência. Infelizmente não vejo nada disso acontecendo.”

4. Durante a sua Live, você mencionou a ausência da secretária nos conselhos. Qual é a importância dessas reuniões e como a ausência dela afeta a efetividade do trabalho dela na secretaria?

“Vamos lá! Quando sentimos fome, o que fazemos? Quando sentimos sede, o que fazemos? Quando uma secretária da pasta não comparece nas reuniões do conselho da Pessoa com deficiência, para identificar as demandas, os assuntos pertinentes a causa. Eu como um pessoa com deficiência, entendo como descaso total. Sendo assim a Secretaria da Pessoa com Deficiência como todo, não esta cumprindo o seu papel fundamental que é lutar pela causa.”

5. Você tem conhecimento de outras situações em que a secretaria falhou em cumprir seu papel? Poderia dar alguns exemplos específicos?

“Não só a Secretaria mas todos dessa gestão que dizem lutar pela causa. Os governantes, a sociedade projetam contra as pessoas com deficiência preconceitos claros, como descriminação e desvalorização. Preconceitos velados e sutis, como trata como criança, como coitados. O prefeito Alexandre Martins, não fez nenhum planejamento para que pessoa com deficiência pudessem trabalhar na secretaria da pessoa com Deficiência e em nenhum setor da prefeitura. Nenhum dos comissionados da Secretaria da Pessoa com deficiência é uma pessoa com deficiência. Alexandre Martins, Aurelio e Luciana não lutam pela inclusão.”

“POREM TENHO UM DETALHE IMPORTANTÍSSIMO PARA REVELAR. QUANDO RAFAEL AGUIAR ESTAVA INTERINAMENTE NA PREFEITURA, ELE ME DEU A HONRA TER SIDO NOMEADO, COM ISSO EU SOU O 1° DA HISTÓRIA DE BÚZIOS, A TER NOMEAÇÃO CONCEDIDA. Mas quando Alexandre Martins assumiu novamente eu fui exonerado.”

6. Você mencionou que há indicações políticas influenciando a secretaria. Poderia explicar melhor como essas indicações têm afetado a gestão e a execução das políticas públicas?

“Sim. Nesse caso esta influenciando de maneira negativa. Pois quando uma Secretária Da Pessoa Com deficiência é inaugura, entendo eu como PCD, que seria uma Secretaria que lutasse por todos os pcds, e não uma secretaria que fosse usada de cabide, e quando o ex-secretario o vereador Aurelio Barros, decide vim novamente como vereador e coloca sua cunhada Luciana, para ser Secretária da pasta, entendo que é para na verdade não perder as rédeas da Secretária. Isso é inadmissível. “DEUS ME LIVRE E GUARDE”, se Alexandre Martins ganhar essa eleição, esse cidadão chamado Aurelio Barros, voltara a pasta, e isso seria uma tragédia para os PCDs de Nossa Cidade.”

7. Quais ações ou mudanças você acredita que são necessárias para melhorar a situação da Secretaria de Pessoa com Deficiência em Búzios?

“Tudo que desejamos na nossa vida, exige de nós um plano, um planejamento, uma consistência. Na Secretaria da Pessoa com Deficiência não é diferente! O inicio de tudo seria um levantamento de dados, dados de quantitativos de PCDs, grau da deficiência, tipo de deficiência. Com os dados em mãos, é preciso fazer um planejamento individualizado. Na execução, certamente envolveria outras Secretarias, e ai a Secretaria da Pessoa com deficiência, defende os direitos da PCD, mostrando a importância da inclusão, a importância de fazer com que as normas e leis sejam cumpridas em favor dos PCDs.”

8. Você já tentou entrar em contato diretamente com a secretaria ou com o prefeito Alexandre Martins para discutir essas questões? Se sim, qual foi a resposta deles?

“No início de tudo, sim! Com Aurelio Barros mas fui desrespeitado por ele, e depois que o tempo foi passando percebi que Alexandre Martins, não tem interesse pela causa, interesse dele na verdade foi inaugurar a Secretaria da Pessoa com Deficiência com 200 mil reais em caixa, gastar 144mil reais em cadeiras anfíbias, e deixar 14 dessas cadeiras, guardadas pegando poeiras, e as outras 4 cadeiras sendo utilizadas de maneira totalmente errada.”

9. Por fim, que mensagem você gostaria de deixar para a população de Búzios e para os governantes sobre a importância de uma gestão eficiente e comprometida com as necessidades das pessoas com deficiência?

“População Buziana, e todos os pcds, pais de pcds. Deixo meu recado dizendo, todos esses posicionamentos que venho tendo e por vocês e para vocês. Você que é pcd, venham junto comigo lutar pelo nosso espaço, chega de pessoas despreparadas e aproveitadoras. Não vamos permitir que Alexandre Martins, Aurelio Barros e companhia, usem da Secretária do Pcd como cabide, declaro a vocês LUTAREI DIA E NOITE PARA QUE A CIDADE DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS SEJA REFERENCIA EM MATERIA DE INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E IGUALDADE. JÁ TIVE A DEMONSTRAÇÃO QUE OS ÚNICOS CANDIDATOS A PREFEITO QUE ESTÃO TOTALMENTE INCLINADOS A ATENTOS PARA QUE NOSSAS DEMANDAS SEJAM ATENDIDAS SÃO OS PRÉ CANDIDATOS RAFAEL AGUIAR E JOÃO CARRILHO. UM ABRAÇO A TODOS.”

 

Amaral Junior de Búzios.
Picture of Redação
Redação do Portal Lagos Informa. A verdade você lê aqui!
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress