MPRJ solicita indeferimento de registro de candidatura do ex-governador Pezão

MPRJ solicita indeferimento de registro de candidatura do ex-governador Pezão

Picture of Caio Gervazoni

Caio Gervazoni

Compartilhar no WhatsApp

Na terça-feira (20), o Ministério Público Eleitoral ajuizou ação para impugnar o registro de candidatura do ex-governador Luiz Fernando de Souza, conhecido como Pezão, que concorre ao cargo de prefeito de Piraí pelo MDB. A ação destaca que Pezão está com seus direitos políticos suspensos devido a uma condenação por improbidade administrativa, transitada em julgado em 2022. A suspensão, de cinco anos, vai até fevereiro de 2027, o que motiva o pedido de indeferimento do registro de candidatura.

Além de Pezão, o MPE também requereu a impugnação das candidaturas de Whashington Luiz Cardoso Siqueira, conhecido como Whashington Quaquá, para prefeito de Maricá, e de Adelso Pereira para vereador nas eleições de 2024. A impugnação desses candidatos foi baseada em uma análise do Robô de Registro de Candidaturas, que identificou condenações e inelegibilidade de oito anos para ambos.

Whashington Quaquá e Adelso Pereira tiveram suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) devido a irregularidades graves. No caso de Quaquá, a irregularidade envolveu a utilização indevida de verbas públicas, mesmo após advertências do TCE. O acórdão referente a esse caso foi publicado em setembro de 2021. Já Adelso Pereira foi acusado de dano ao erário e enriquecimento ilícito, com um acórdão do TCE em junho de 2020 indicando irregularidades e descumprimento de acordo de parcelamento do débito.

Picture of Caio Gervazoni
Redator do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress