Justiça determina acesso livre para a Praia das Conchas, Praia Brava e Ilha do Japonês em Cabo Frio

Justiça determina acesso livre para a Praia das Conchas, Praia Brava e Ilha do Japonês em Cabo Frio

Picture of Caio Gervazoni

Caio Gervazoni

Compartilhar no WhatsApp

A Justiça Federal,  atendendo ao pedido do Ministério Público Federal (MPF),  determinou uma medida para assegurar o acesso livre da população a três praias em Cabo Frio (RJ): Praia das Conchas, Ilha do Japonês e Praia Brava. O Município de Cabo Frio e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram ordenados a remover portões, cancelas, guaritas e outros obstáculos que impedem o acesso às praias em até dez dias.

Segundo o MPF, duas empresas que administram estacionamentos na região têm bloqueado parcialmente áreas públicas que levam às praias. Além da remoção dos obstáculos físicos, a Justiça determinou a retirada de placas que informem sobre preços de estacionamento ou indiquem propriedade particular voltadas para vias públicas. Essas placas podem induzir os visitantes a acreditar que o acesso às praias é condicionado ao pagamento prévio.

Para esclarecer o direito de acesso gratuito, devem ser instaladas novas placas de sinalização adequadas nas vias de acesso às praias. O Município de Cabo Frio e o Inea também devem assumir diretamente a gestão e controle dos acessos às praias para garantir o livre trânsito dos banhistas.

Além disso, foi determinado que o Município e o Inea elaborem e implementem, em 60 dias, um Plano de Ordenamento Territorial, um Plano de Uso Público e um Plano de Cogestão para as áreas mencionadas na ação do MPF. Essas medidas visam garantir o acesso livre e ordenado às praias e melhorar a gestão ambiental e turística da cidade.

 

Picture of Caio Gervazoni
Redator do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress