Homenagens marcam o último dia da 34ª Semana Teixeira e Sousa, em Cabo Frio

Homenagens marcam o último dia da 34ª Semana Teixeira e Sousa, em Cabo Frio

Picture of Estagiario

Estagiario

Compartilhar no WhatsApp

A 34ª Semana Teixeira e Sousa se despediu do público nesta sexta-feira (28) com a tradicional entrega da Comenda que leva o nome do primeiro romancista brasileiro, o cabo-friense Teixeira e Sousa, em uma sessão solene na Câmara Municipal, reunindo diversas autoridades.

Criada pela Lei nº 481, de 1985, e reformulada pela Lei nº 3.044, de 2019, a Comenda homenageia todos os anos duas personalidades com trajetória profissional relacionada ao patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade, sendo um indicado pelo Poder Executivo e outro pelo Legislativo.

 

 

Neste ano, os agraciados com a honraria foram: a senhora Maria Sebastiana Gonçalves, indicada pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o senhor José Antunes Gonçalves, indicado pela Câmara Municipal.

 

Maria Sebastiana Gonçalves

Mulher preta, natural de Guaçuí (ES), Maria Sebastiana Gonçalves tem 85 anos e é um exemplo de força, dedicação e amor ao próximo. Residente da comunidade do Manoel Corrêa há 45 anos, é mãe de três filhos, avó de quatro netos, bisavó de 16 bisnetos e tataravó de dois tataranetos.

Maria chegou a Cabo Frio em 1975 e, desde então, tem contribuído com sua jornada de trabalho e dedicação à sua família e à comunidade. Ao longo de sua vida, atuou como faxineira em diversas casas de família e, após anos de dedicação, aposentou-se pela Prefeitura de Cabo Frio (PROCAF).

Além de sua trajetória de trabalho, Maria Sebastiana é uma mulher profundamente espiritual. Desde os 9 anos de idade, iniciou sua caminhada na Umbanda, religião à qual se dedica com devoção, oferecendo seu auxílio espiritual com amor e dedicação incondicionais. Seu compromisso com a caridade é refletido em seu trabalho contínuo de apoio àqueles que necessitam, sempre cuidando de seus filhos, amigos e de todos que buscam auxílio espiritual, com a missão de melhorar a vida das pessoas ao seu redor.

Maria Sebastiana Gonçalves é um símbolo de força, fé e compaixão, cuja história inspira todos aqueles que têm o privilégio de conhecer sua trajetória.

 

 

José Antunes Gonçalves

Nascido em 1930, José Antunes Gonçalves é uma das figuras mais emblemáticas de Cabo Frio, reconhecido por sua trajetória marcada pela valorização da cultura, da memória local e pela contribuição ao desenvolvimento histórico e jurídico do município. Avô do atual prefeito, Dr. Serginho, é membro ativo da Academia Cabo-friense de Letras, onde se tornou referência intelectual e guardião das tradições da cidade.

Sua trajetória profissional começou ainda jovem, como comerciante no armazém do pai, na Rua Jonas Garcia. Mais tarde, atuou como escriturário na firma Salineira Pereira Bastos e, em seguida, como bancário no extinto Banco Predial. Seguiu os estudos em instituições tradicionais, como os colégios Miguel Couto e Ismar Gomes de Azevedo, formando-se posteriormente como técnico em contabilidade, profissão que exerceu com dedicação em seu próprio escritório.

Em 1956, ingressou na Companhia Nacional de Álcalis, de onde saiu para prestar vestibular e iniciar sua jornada no Direito. Como advogado, pós-graduado em Direito Civil, também atuou como professor de Direito e Legislação Aplicada em cursos comerciais. Sua atuação na advocacia o levou à presidência da 20ª Subseção da OAB em Cabo Frio, entre 2001 e 2003, sendo reconhecido por sua firme atuação em defesa da classe jurídica e na valorização institucional da advocacia local.

Além de sua atuação profissional, José Antunes é autor do livro O Sal – Nossa Riqueza, Sua História, Minha Vida, lançado em 2019. Na obra, revisita suas memórias da região de Massambaba e da época áurea da indústria salineira, registrando com sensibilidade e precisão o cotidiano dos salineiros e o modo de vida de uma Cabo Frio que resiste no tempo pelas palavras de quem a viveu.

Com sua escrita sensível, seu olhar atento às transformações sociais e seu compromisso com a história da cidade, José Antunes Gonçalves se tornou símbolo de integridade, cultura e identidade cabo-friense.

Hoje, aos 94 anos, segue sendo uma referência de dedicação à cultura, à história e ao desenvolvimento de Cabo Frio, inspirando gerações com seu legado e seu compromisso incansável com a preservação das tradições locais.

 

Picture of Estagiario
Redator do Lagos Informa.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress