ENREDO | Betinho Araújo: o garoto humilde de Tamoios que virou político e esqueceu suas raízes
Betinho Araújo é um nome conhecido na cidade de Cabo Frio, principalmente após a eleição de José Bonifácio como prefeito. Betinho, que antes vendia salgados, doces e sabão em pó nas ruas de Tamoios, viu sua vida mudar completamente após o resultado das eleições.
De vendedor ambulante a Secretário de Governo da Prefeitura de Cabo Frio, Betinho se tornou uma figura pública na cidade. No entanto, nem todos enxergam sua trajetória com bons olhos. Amigos de infância e vizinhos de Tamoios afirmam que Betinho esqueceu suas raízes e traiu aqueles que o ajudaram a chegar ao poder.
O Garoto Humilde de Tamoios
Betinho cresceu em Tamoios, um bairro de Cabo Frio que fica distante do centro da cidade. Desde jovem, ele trabalhava vendendo salgados e doces nas ruas do bairro. Com esforço e determinação, Betinho conseguiu se sustentar através dessa iniciativa individual.
Seus amigos e vizinhos se orgulhavam de sua trajetória e o viam como um exemplo de superação e sucesso. Betinho sempre falava em melhorias para o bairro e prometia ajudar aqueles que o ajudaram. Sua simplicidade e simpatia conquistavam a todos que o conheciam.
A Ascensão Política
Com o tempo, Betinho começou a se envolver com política. Ele se filiou ao PDT de Zé e de Jânio e começou a participar de campanhas eleitorais. Seus amigos e vizinhos o apoiaram e ajudaram a divulgar as candidaturas que Betinho indicava. Betinho não foi candidato, mas sua participação nas eleições o tornou conhecido entre os políticos da cidade e os seus amigos.
Em 2020, quando José Bonifácio concorreu à prefeitura de Cabo Frio, Betinho integrava o diretório municipal do PDT. Ele usou sua influência e sua popularidade com os seus amigos e vizinhos para ajudar Bonifácio a se eleger. E conseguiu.
Betinho foi nomeado Secretário de Governo da Prefeitura de Cabo Frio, um cargo temporário que dura apenas alguns meses. Para seus amigos e vizinhos, essa nomeação foi um motivo de orgulho. Betinho havia conquistado um cargo importante na administração pública.
A Queda
No entanto, a ascensão política de Betinho parece ter subido à cabeça. Ele passou a frequentar camarotes, eventos e efetuar viagens, usando marcas de griffe e ostentando uma vida muito confortável, e deixou de se comunicar com seus antigos aliados, amigos de infância e vizinhos de Tamoios.
Segundo os vizinhos e os amigos de infância Betinho, ele fez mais de mil promessas para seus amigos e vizinhos a fim de garantir que eles o ajudassem a eleger o atual prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio. No entanto, uma vez no poder, Betinho parece ter esquecido completamente aqueles que o ajudaram a chegar até ali.
“Betinho se tornou um ser humano lixo que faz qualquer coisa para se manter no poder”, “Aquela fala de sempre, do menino humilde que vendia salgados e era o futuro de Tamoios, caiu por terra na primeira oportunidade que teve de ter poder na vida.” Disse Rodrigo Boby, um amigo de infância do político, em uma publicação no Facebook.
Em uma foto que circula pelas redes sociais, é possível ver Betinho usando uma camisa da marca Ralph Lauren, que pode custar até R$ 690 em alguns sites. Segundo a confissão de um ex-amigo, Betinho usava camisas da Pier e da Riachuelo, mas depois de assumir o cargo, tudo mudou.
Alguns antigos amigos afirmam que Betinho sonha em ser vereador, já que não quer perder os benefícios que o cargo público pode proporcionar. No entanto, isso pode ser difícil de se realizar caso ele continue a trair aqueles que o ajudaram a chegar até onde está.
“O cara (Betinho), além de trair o otário que eu sou, no qual eu era chamado de irmão mais velho e etc., conseguiu trair os vizinhos e o local onde morou e foi acolhido! Zero melhoria na rua onde mora, falta luz nos postes, rua alaga, nem uma poda de árvore tem”, disse Rodrigo Boby, em sua publicação.
“O ser humano erra, eu erro demais, quem não erra? mas trair alguém que tinha a ‘chave de casa’ é muito mal-caratismo… muito mesmo!” Finalizou Rodrigo Boby, amigo de infância de betinho araujo.
A publicação de Rodrigo Boby gerou diversos comentários e muita repercussão não só em Tamoios, mas também no meio político cabofriense, é aquele famoso jargão que Maquiavel usava:
“Se quer conhecer um homem, dê poder a ele.” Nicolau Maquiavel.
É importante que os líderes políticos não esqueçam de suas raízes e a quem eles devem sua posição de poder. Betinho, que antes era um símbolo de esperança e renovação para a comunidade de Tamoios, agora parece estar mais preocupado em ostentar e usar os seus antigos amigos e vizinhos como escada para o ‘sucesso financeiro’, mas Betinho se esquece que cargos públicos temporários são um verdadeiro castelo de areia, que apenas em uma canetada, ele sai pelas portas dos fundos sem direito a nada e aí você não é mais ninguém, ninguém te procura ou te ligam mais.