Conselho de Ética abre processo contra deputado que expulsou à força militante do MBL da Câmara

Conselho de Ética abre processo contra deputado que expulsou à força militante do MBL da Câmara

Picture of João Monk

João Monk

Compartilhar no WhatsApp

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta quarta-feira (24) um processo disciplinar para investigar a conduta do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). O parlamentar é acusado de expulsar, aos chutes, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) de dentro da Casa. O Partido Novo, autor da representação, pede a cassação do mandato de Glauber por condutas que, na avaliação da sigla, violam as normas de decoro parlamentar. O processo foi iniciado após o deputado se envolver em confrontos físicos com membros do MBL e o deputado Kim Kataguiri (União-SP), um dos fundadores do movimento.

O próximo passo é a escolha do relator do processo, que foi sorteado entre os deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Rosângela Reis (PL-MG) e Sidney Leite (PSD-AM). Glauber pediu a exclusão de nomes filiados ao PL, mas teve o pedido negado pelo presidente do conselho, Leur Lomanto Júnior (União-BA). O relator terá um prazo de dez dias úteis para apresentar um parecer preliminar, que poderá ser pelo prosseguimento ou arquivamento do caso. Se o processo seguir, após várias etapas, que incluem a defesa do parlamentar, o relator poderá opinar pela absolvição ou punição, que vai desde censura até a perda do mandato parlamentar.

Picture of João Monk
Jornalista do Lagos Informa. Formado pela Universidade Veiga de Almeida, atua na área há 6 anos, passando pelos portais G1 e RC24h, participando por dois anos ao vivo do programa Região em Foco, da Rádio Ondas FM, e posteriormente em comunicação política no ano de 2022.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress