Sendo uma das recordistas de reclamações nos PROCON’s muncipais da região dos lagos, e após as declarações de um ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio sobre a atuação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Prolagos na Laguna de Araruama, vereadores recém-eleitos da Região dos Lagos estão se organizando para cobrar explicações e transparência da concessionária. Em um movimento para atender as antigas reclamações da população, vereadores recém eleitos já discutem informalmente a criação de uma CPI, prevista para ser instaurada em janeiro — período de alta temporada, quando os problemas com o saneamento são amplificados.
Com a forte renovação nas Câmaras Municipais na Região dos Lagos, e principalmente de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, esses novos parlamentares querem uma postura mais forte e transparente em relação às ações da Prolagos, rompendo com a postura das gestões anteriores, frequentemente vistas como omissas.
A expectativa é de que essa CPI examine com rigor os impactos da atuação da concessionária na Laguna e traga à tona acordos e responsabilidades que até então não foram responsabilizados.