Camily Rocha, coordenadora de redação do Lagos Informa, concluiu recentemente um curso de Verificação e Checagem de Fatos com ênfase no combate à desinformação e ao uso irresponsável de Inteligência Artificial (IA) nas eleições municipais. A partir deste treinamento, Camily está preparada para atuar contra a disseminação de informações falsas, deepfakes e outros tipos de manipulação digital durante as próximas eleições municipais de 2024 na Região dos Lagos, região sede do Lagos Informa.
As inscrições para este programa de capacitação foram direcionadas a jornalistas interessados em aprimorar suas habilidades na verificação de conteúdos suspeitos, especialmente aqueles criados ou alterados com o uso de IA. Com foco na cobertura das eleições municipais, o curso ofereceu uma abordagem prática e atualizada sobre as técnicas de checagem e a identificação de desinformação.
Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), destacou a importância de capacitar equipes locais para lidar com as complexidades da desinformação nas eleições. Ela ressaltou que o principal desafio será identificar e combater as táticas reprováveis de uso da IA, garantindo que a população tenha acesso a informações verídicas durante o processo eleitoral.
Cinco dessas sessões foram conduzidas por profissionais brasileiros, como Tai Nalon e Cristina Tardáguila, fundadoras de Aos Fatos (@aosfatos) e Agência Lupa (@agencialupa), respectivamente. As demais, por instrutores dos Estados Unidos, como Aimee Rinehart, da AP (@apnews), e Craig Silverman, da ProPublica (@propublica). A iniciativa foi realizada pela Abraji, com o apoio da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos no Brasil, e visou equipar os jornalistas com ferramentas digitais essenciais para o trabalho investigativo.
Sérgio Lüdtke, coordenador do curso e editor-chefe do Projeto Comprova, ressaltou que este treinamento é uma atualização dos programas anteriores de capacitação, com ênfase nas novas realidades da desinformação no Brasil. Com essa qualificação, Camily Rocha do Lagos Informa e outros jornalistas estarão mais preparados para enfrentar os desafios da cobertura eleitoral, assegurando que a verdade prevaleça.
Programa:
Aula 1: Desinformação em eleições municipais: o que esperar? Tai Nalon – Aos Fatos
Aula 2: Uso de Inteligência Artifical no Jornalismo – Aimee Rinehart – AP
Aula 3: Uso de IA para produção de desinformação e como detectá-la – Shaydanay Urbani – Brown University
Aula 4: Monitoramento de redes sociais – Metodologia e ferramentas – Cristina Tardáguila – Lupa
Aula 5: Acesso a dados municipais – Jamile Santana – Escola de Dados
Aula 6: Ferramentas para verificação de desinformação 1 – Craig Silverman – ProPublica
Aula 7: Ferramentas para verificação de desinformação 2 – Craig Silverman – ProPublica
Aula 8: Ferramentas para verificação de desinformação 3 – Craig Silverman – ProPublica
Aula 9: Técnicas de investigação visuais e geolocalizadas
Investigações visuais – Luisa Alcantara e Silva – Folha de S. Paulo
Usando mapas e geolocalização na verificação – Clarissa Pacheco – Estadão Verifica
Aula 10: Documentação e preparação da área de trabalho
Como documentar a apuração – José Antônio Lima – Projeto Comprova
A preparação da área de trabalho – Helio Miguel Filho – Projeto Comprova