Projeto vai integrar educação ambiental e Economia Azul no currículo municipal, conectando estudantes ao oceano e à sustentabilidade
A Câmara Municipal de Arraial do Cabo aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (4), o Projeto de Lei nº 094/2025, que implementa a Cultura Oceânica na rede municipal de ensino. A proposta segue agora para sanção do prefeito e entrará em vigor 60 dias após sua publicação.
A iniciativa reforça a identidade da cidade com o mar, promovendo a compreensão sobre a influência dos oceanos no planeta, os impactos das ações humanas e a importância da Economia Azul, que alia preservação ambiental, inovação sustentável e geração de renda.
Durante a votação, o presidente da FUNTEC Ambiental, Ronnie Plácido, destacou: “Arraial do Cabo reafirma seu compromisso com a preservação e a educação ambiental, fortalecendo o vínculo da comunidade com o oceano e promovendo conhecimento, responsabilidade e pertencimento para as presentes e futuras gerações”.
A Secretaria Municipal de Educação será responsável pela criação do Currículo Azul, integrando a Cultura Oceânica aos conteúdos escolares. O programa abordará cidadania, sustentabilidade e formação profissional relacionada ao mar, sendo implementado de forma gradual, alinhado ao planejamento pedagógico das escolas e garantindo atualização contínua.
Com a nova lei, Arraial do Cabo se consolida como referência em educação ambiental e compromisso com a preservação do oceano, preparando estudantes para atuar de forma consciente na proteção dos mares.












