Welberth Rezende desembarcou em Natal (RN) nesta quarta-feira (18) após deixar Israel por terra e completar trajeto durante conflito no Oriente Médio
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), está oficialmente de volta ao Brasil. Ele desembarcou na manhã desta quarta-feira (18) em Natal, no Rio Grande do Norte, após uma jornada de 51 horas marcada por incertezas, deslocamento terrestre e mudanças de rota provocadas pela escalada do conflito no Oriente Médio.
Welberth, que integrava uma comitiva oficial em missão técnica em Israel, publicou uma foto no aeroporto, visivelmente aliviado, com a legenda: “Depois de 51 horas no itinerário, pousamos em solo brasileiro”.
Trajeto alternativo até o retorno
O retorno ao Brasil precisou ser realizado por uma rota alternativa. Com o espaço aéreo israelense fechado devido aos riscos de ataques, o grupo deixou o país por via terrestre, atravessando a fronteira com a Jordânia. De lá, seguiram para a Arábia Saudita, onde embarcaram em um voo de retorno.
Nos últimos dias, o prefeito relatou nas redes sociais os momentos de tensão vividos em Israel, inclusive a necessidade de buscar abrigos durante a madrugada por conta de sirenes de alerta para ataques aéreos.
A missão
A viagem do grupo brasileiro tinha como objetivo conhecer soluções urbanas e tecnológicas utilizadas por cidades israelenses em áreas como segurança pública, iluminação, gestão hídrica e mobilidade. O convite foi feito pela Embaixada de Israel.
Apesar do cenário delicado, Welberth destacou que a missão teve caráter técnico e que o objetivo era adquirir conhecimento para aplicar em Macaé. “Fomos a trabalho. A ideia era entender como essas tecnologias podem contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito em postagem anterior.
Agora, de volta ao Brasil, o prefeito deve retomar as atividades no município nos próximos dias, após o descanso e a reorganização da agenda.





