Iniciativa capacita pescadores e promove intercâmbio de saberes em São Pedro da Aldeia, fortalecendo cultura, economia e sustentabilidade local
O Projeto Pescando Tradições chega à Região dos Lagos com o objetivo de valorizar a pesca artesanal como prática cultural e profissional. Realizado pelo Instituto Burburinho Cultural em parceria com a Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória (APAAPP), o projeto oferece curso e intercâmbio gratuitos em São Pedro da Aldeia e em municípios vizinhos.
Com carga horária de 206 horas, a iniciativa capacitará 40 pescadores em pesca artesanal, confecção de artesanato e biojoias, além de promover intercâmbio entre pescadores da região e da Costa Verde. O projeto também prevê adequação de embarcações e a produção de um livro com versão em libras, vídeo e audiodescrição, garantindo acessibilidade.
Segundo Milena Manhães, assistente de produção, o programa fortalece a identidade cultural e reconhece a atividade dos pescadores como profissão. “O curso permite que a pesca artesanal seja formalizada, valorizando tradições e práticas locais”, afirma.
O pescador Francisco da Rocha, conhecido como Chico Pescador, destaca que a iniciativa aumenta a visibilidade da pesca artesanal, essencial para a economia e a preservação ambiental da Lagoa de Araruama, maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo.
Patrocinado pela Prolagos e Instituto Aegea, o projeto une cultura, sustentabilidade e desenvolvimento social, promovendo oportunidades para pescadores locais e contribuindo para a preservação da tradição pesqueira da região.





