A capital fluminense se prepara para um megaferiado prolongado: dois feriados extras, na segunda-feira (18) e terça-feira (19), decretados devido à realização da Cúpula do G20, somados aos feriados nacionais da Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20), totalizando seis dias de folga para muitos cariocas.
Com essa sequência de dias de descanso, a expectativa é de alta ocupação na rede hoteleira da Região dos Lagos. Em Cabo Frio, onde as comemorações do aniversário de 409 anos da cidade já movimentaram o setor, a previsão de ocupação hoteleira para o período entre sexta-feira (15) e domingo (17) é de 96%, segundo a prefeitura. Ao estender a análise até quarta-feira (20), essa taxa deve se estabilizar em torno de 82%, refletindo uma queda à medida que o feriadão avança.
Em Búzios, que celebrou 29 anos nesta semana, a ocupação hoteleira também deve ultrapassar os 90% durante todo o período. Thomas Weber, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (SINDSOL Búzios), atribui a alta taxa de visitantes aos atrativos turísticos variados e ao longo período de descanso.
Já em Arraial do Cabo, a prefeitura projeta uma ocupação de aproximadamente 85% nos hotéis e pousadas locais durante o feriado da Proclamação da República, aproveitando o movimento dos visitantes atraídos pela sequência de dias de folga.