Sistema extratropical do Sul do Brasil provoca aumento de nebulosidade, rajadas de até 70 km/h e mar agitado
O Rio de Janeiro se prepara para sentir os efeitos de um ciclone extratropical que se desloca do Sul em direção ao Sudeste. Apesar de permanecer sobre o oceano Atlântico, o sistema deve impactar diversas cidades, provocando ventos fortes, aumento da nebulosidade e oscilações de temperatura, alertam meteorologistas do Alerta Rio e Climatempo.
Na Região dos Lagos, a segunda-feira (8) terá céu encoberto a parcialmente nublado, sem previsão de chuva, e temperaturas entre 18°C e 23°C. A umidade relativa do ar deve variar de 67% a 93%.
Os ventos sopram inicialmente de Leste pela manhã, com rajadas de até 30 km/h, mudando para Nordeste à noite e podendo alcançar 39 km/h. Em áreas mais expostas, especialmente na orla, as rajadas podem chegar a 70 km/h.
O mar também sofre alterações. Ondas acima de 1 metro são esperadas em trechos do litoral, incluindo Tucuns, em Búzios, e Praia Grande, em Arraial do Cabo, enquanto próximo à Ilha do Cabo Frio podem atingir até 1,60 metro. A temperatura da água permanece em torno de 22°C, e a radiação UV está classificada como moderada (nível 4).
Especialistas reforçam que moradores e turistas devem redobrar a atenção, sobretudo durante a madrugada e à noite, quando os efeitos do ciclone serão mais intensos.





