Durante cerimônia na Lapa, Cláudio Castro prometeu 2 mil novos policiais e entregou 214 novos veículos à corporação
O governador Cláudio Castro anunciou, nesta terça-feira (6), que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro terá um novo concurso público em 2026. A declaração foi feita durante uma cerimônia de entrega de viaturas à corporação, realizada na Lapa, no Centro do Rio. Segundo o governador, a previsão é que o efetivo da PM seja reforçado com mais 2 mil agentes ainda durante seu mandato. No entanto, o próximo certame ainda não foi estruturado e não há data definida para publicação do edital.
Durante o evento, a Polícia Militar recebeu 214 novas viaturas semiblindadas, marcando a maior entrega de veículos realizada em um único ano, de acordo com a corporação. A nova frota é composta por 103 SUVs Renault Duster e 111 pick-ups Fiat Titano. Todos os carros seguem o novo layout adotado pela PM, com uma faixa quadriculada nas laterais, mantendo as cores azul e branco. Esse novo padrão visual segue modelos internacionais utilizados por outras forças de segurança.
“Estamos avançando em resultados cada vez mais positivos para a segurança pública do nosso estado, garantindo também dignidade e melhores condições de trabalho aos nossos policiais militares”, afirmou o coronel Menezes, durante a cerimônia.
A entrega faz parte de um pacote de 758 veículos que devem ser incorporados à frota da PM até o final do primeiro semestre deste ano. Além dos SUVs e pick-ups, a corporação receberá também sedans do modelo Toyota Corolla.
Segundo o Governo do Estado, a modernização da estrutura da PM seguirá ao longo do ano, com a chegada de 470 motocicletas e um helicóptero Black Hawk blindado. Para 2025, está prevista ainda a entrega de mil novos fuzis à corporação.