A Prefeitura de Saquarema deu início às obras de reforma do espaço que abrigará o Centro Municipal de Inclusão e Desenvolvimento, conhecido como Casa do Autista, localizado no bairro Porto Novo. Este centro, que atenderá pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia e Saúde.
A Casa do Autista se propõe a ser um centro de referência no apoio ao desenvolvimento de habilidades dos pacientes, além de promover sua inclusão no mercado de trabalho. O espaço contará com diversas instalações, incluindo terapias alternativas, projetos educacionais, salas de aula temáticas, uma sala multissensorial, paisagismo e um parque infantil sensorial. Haverá também áreas dedicadas à música, um auditório, cozinha, refeitório e serviços de saúde com uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas.
A prefeita Manoela Peres expressou expectativa em relação ao projeto, afirmando que o espaço será fundamental para o desenvolvimento e bem-estar das crianças. A unidade incluirá um lago, piscina e uma área especial para mães, oferecendo serviços de beleza e terapias alternativas, reconhecendo a dedicação das famílias que cuidam de crianças com autismo.