São Pedro da Aldeia promoveu, nesta segunda-feira (18), uma série de ações de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por meio da “Operação Maio Laranja”.
A mobilização foi idealizada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através da 2ª CIA e do comandante tenente Sandro Nunes, com apoio das Secretarias Municipais de Segurança e Ordem Pública, Educação e Assistência Social e Direitos Humanos.
A programação reuniu ações educativas, rodas de conversa e blitz informativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência infantojuvenil.
Entre as atividades realizadas esteve uma roda de conversa com estudantes do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, promovendo orientação, escuta e conscientização sobre prevenção, denúncia e proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Além disso, equipes realizaram uma blitz educativa no Centro da cidade, distribuindo materiais informativos e orientando a população sobre a importância do compromisso coletivo na defesa dos direitos da infância e adolescência.
Participaram da ação equipes da:
- Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal;
- Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges);
- Núcleo de Educação Preventiva;
- Patrulha da Criança e do Adolescente;
- Guardiões da Vida, do 25º BPM.
A programação também contou com representantes da Secretaria de Segurança, Guarda Civil Municipal, coordenadorias de proteção à mulher, pessoa idosa, criança, adolescente e pessoa com deficiência.
A campanha Maio Laranja acontece em todo o país durante o mês de maio e tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, identificação e denúncia de casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.





