Museu Regional do Sal tem noite de autógrafos e lançamento do livro “O sal da laguna de Araruama”

Museu Regional do Sal tem noite de autógrafos e lançamento do livro “O sal da laguna de Araruama”

Picture of Camìly Rôcha

Camìly Rôcha

Compartilhar no WhatsApp

Na noite de quinta-feira (25/01), São Pedro da Aldeia foi palco de um evento marcante, centrado na história do sal, conhecido como “ouro branco” da Região dos Lagos. O destaque da ocasião foi o lançamento do livro intitulado “O Sal da Laguna de Araruama: sua história e seu museu”, uma obra conjunta do renomado pesquisador da história aldeense, Geraldo Luiz Ferreira, e do empresário Jacyr Mattos da Silva. A cerimônia de autógrafos, que contou com a presença de autoridades e personalidades locais, foi prestigiada pelo prefeito Fábio do Pastel.

Geraldo Ferreira, memorialista e dedicado pesquisador da história local, compartilhou insights sobre a obra e destacou a colaboração com Jacyr Mattos. Ele enfatizou a importância de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida para contribuir com a compreensão da cultura da região. “Escrever um livro é sentir a necessidade de compartilhar ensinamentos, princípios, normas e valores, na esperança de que possam ser úteis na vida de outros, auxiliando na compreensão da cultura da sua terra”, explicou.

Jacyr Mattos da Silva, herdeiro da indústria salineira e doador da casa que abriga o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, compartilhou a trajetória da produção do livro. Ele detalhou o encontro com Geraldo, ressaltando a proposta de criar um Museu do Sal na cidade. Apesar das inicialmente percebidas limitações, Jacyr aceitou o convite para ser parceiro na elaboração do livro. Emocionado, agradeceu a Geraldo, reconhecendo a contribuição de sua esposa, Sônia, na escrita da obra, e expressou gratidão pela presença de todos os presentes.

O evento foi um marco na celebração e preservação da rica história salineira da Região dos Lagos, evidenciando a importância do Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos como guardião desse patrimônio cultural.

 

 

 

 

 

Picture of Camìly Rôcha
Coordenadora de Redação do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida. Possui curso de Produção e Revisão para a Web pela Rock University, além de especialização em Verificação e Checagem de Fatos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Produz reportagens para o Instituto Mulheres Jornalistas.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress