A Corregedoria da Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam nesta quarta-feira (7) na Operação Cinquecento, 2 agentes da 125ª DP, São Pedro da Aldeia, que, segundo as investigações, cobraram para fazer um registro de ocorrência de recuperação de uma moto roubada.
Os alvos dos mandados de prisão são os inspetores Tadeu Themistocles Buzato Pinto e Edvando Barros Lea. Eles foram encontrados em Saquarema, e São Pedro da Aldeia, respectivamente.
A investigação começou há 3 meses, quando a vítima relatou o caso no TikTok. Na denúncia, a pessoa conta que teve a moto roubada em Cabo Frio e comunicou o fato à polícia, mas conseguiu recuperá-la por meios próprios.
Ao procurar a 125ª DP para regularizar a moto — ou dar a “baixa de gravame” —, porém, ouviu dos 2 agentes que deveria pagar R$ 1 mil, do contrário a recuperação não seria registrada. Acabou entregando R$ 500.
A Corregedoria e o Gaeco não só confirmaram a cobrança dentro da 125ª DP como também descobriram que a vítima foi coagida depois.
Os policiais civis foram denunciados pelo Gaeco pela prática dos crimes de falsidade ideológica e corrupção passiva.
Os agentes serão levados para a sede da Corregedoria da Polícia Civil, no Centro do Rio.
Fonte: G1
