Profissionais da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participaram, nesta quarta-feira (20), de um encontro voltado ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu na Câmara Municipal e integrou as ações da campanha nacional Maio Laranja e do movimento Faça Bonito.
Com o tema “A Escola Como Espaço de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a programação reuniu especialistas, representantes da rede de proteção e educadores para discutir formas de identificar sinais de violência, fortalecer o acolhimento e ampliar a atuação preventiva nas escolas.
Especialistas debateram sinais de abuso e acolhimento
Abrindo a programação, a psicóloga Raquel Rosas apresentou uma palestra sobre o ciclo do abuso sexual, abordando temas como aliciamento, manipulação emocional e silenciamento das vítimas.
O encontro também abordou:
- Educação protetiva;
- Supervisão familiar;
- Identificação de sinais emocionais e comportamentais;
- Escuta acolhedora e especializada;
- Atuação integrada da rede de proteção.
Legislação e responsabilidade dos profissionais
A promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Paula Marques, falou sobre legislações de proteção à infância, como:
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
- Lei Henry Borel;
- Lei da Escuta Protegida.
O encontro terminou com um momento de perguntas e respostas entre especialistas, educadores e representantes da rede de proteção do município.
Como denunciar
Casos de suspeita ou denúncia de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser comunicados pelo:
- Disque 100 — serviço gratuito, anônimo e disponível 24 horas por dia.
A orientação das autoridades é que qualquer suspeita seja denunciada para garantir proteção imediata às vítimas.





