O Rio de Janeiro viveu, nesta madrugada, a temperatura mais baixa dos últimos treze anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 8,3ºC em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, às 6h. A última vez que a cidade experimentou uma madrugada tão fria foi em 9 de julho de 2011, quando a mínima foi de 8,1°C.
O frio intenso é um reflexo de uma frente fria que trouxe um inverno mais rigoroso para a cidade. No último domingo, a estação meteorológica do Alto da Boa Vista registrou a menor temperatura mínima do ano até agora, de 10,3°C. A menor temperatura anterior de 2024 foi de 14ºC, no dia 16 de julho.
Além do frio, a cidade está enfrentando condições adversas no litoral. Um alerta de ressaca está em vigor e deve permanecer até as 21h desta quarta-feira (14). A previsão é de que as ondas atinjam até 4 metros de altura, o que pode afetar a segurança das atividades costeiras e de navegação.
A combinação do frio intenso e das condições adversas no mar tem levado moradores e visitantes a se prepararem para enfrentar um período incomum de baixas temperaturas e perigo nas praias. Autoridades locais e órgãos de meteorologia continuam monitorando as condições e aconselham a população a seguir as recomendações de segurança.,