Operação em Rio das Ostras identifica 234 furtos de energia, registra oito ocorrências na polícia e uma prisão

Operação em Rio das Ostras identifica 234 furtos de energia, registra oito ocorrências na polícia e uma prisão

Picture of Redação

Redação

Compartilhar no WhatsApp

Foram seis dias de operação, que começou na última segunda-feira (18) e se estendeu até sábado (23).

Uma operação que durou seis dias em Rio das Ostras (RJ) terminou com a identificação de 234 furtos de energia, além de oito registros de ocorrência na delegacia e uma prisão em parceria com a Polícia Civil. A ação começou na última segunda-feira (18) e se estendeu até sábado (23). O balanço foi divulgado pela concessionária Enel na tarde desta segunda-feira (25).

“Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a piora na qualidade do serviço prestado e elevação no valor das contas. Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%”, explica a concessionária.

De acordo com a companhia, durante a operação ainda foram realizados 103 atendimentos comerciais, além da troca de 38 geladeiras por outras mais eficientes e de 196 lâmpadas por modelos LED. Também houve palestra educativa que contou com público de 223 pessoas, que puderam receber dicas de segurança e de consumo consciente de energia.

Ação desde 2019

Esta foi a 27ª Edição da operação da Enel com objetivo de combater irregularidades e furtos. Ao todo, já foram identificados 12.095 clientes praticando o furto de energia, sendo 11.178 residenciais e 917 comerciais em 20 cidades por onde a ação passou desde o fim de 2019.

“O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, assim como os bons resultados operacionais, geram benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

A concessionária lembra que os clientes, ao adotarem a prática popularmente conhecida como “gato”, além de estarem cometendo um crime também estão colocando suas vidas e de outras pessoas em risco.

“Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais”, explica.

Denúncias podem ser feitas pelo site da companhia, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. A empresa esclarece que não é necessário se identificar.

Picture of Redação
Redação do Portal Lagos Informa. A verdade você lê aqui!
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress