Ministério Público obtém condenação para recuperação de manguezais em Rio das Ostras

Ministério Público obtém condenação para recuperação de manguezais em Rio das Ostras

Picture of João Monk

João Monk

Compartilhar no WhatsApp

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve uma sentença judicial que condena o Município de Rio das Ostras a recuperar as áreas de mangue degradadas ao longo da margem do rio que corta a cidade, nas localidades Guaiamum e Ilha, e preservar os pontos ainda conservados. A decisão também impõe ao Município de Casimiro de Abreu o pagamento de metade do valor destinado ao cumprimento das obrigações, considerando a emancipação tardia de Rio das Ostras, ocorrida em 1992.

O Juízo destacou a necessidade de revitalizar áreas passíveis de recuperação, incluindo a remoção de resíduos, identificação e vedação de tubulações de esgoto, e o enriquecimento por meio do plantio de espécies nativas. Nos locais onde a flora foi suprimida, a decisão determina o replantio. Além disso, impõe o dever de intensificar a fiscalização com maior eficiência.

A ação do MPRJ evidenciou a omissão dos réus na proteção do manguezal ao longo dos anos, permitindo a instalação de bairros, apesar dos esforços dos órgãos ambientais. Um laudo pericial indicou que a supressão do mangue teve início nos anos 1980 e persistiu durante toda a década de 1990, inclusive após a emancipação de Rio das Ostras em relação a Casimiro de Abreu.

Picture of João Monk
Jornalista do Lagos Informa. Formado pela Universidade Veiga de Almeida, atua na área há 6 anos, passando pelos portais G1 e RC24h, participando por dois anos ao vivo do programa Região em Foco, da Rádio Ondas FM, e posteriormente em comunicação política no ano de 2022.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress