Peixes agonizam enquanto poluição toma conta na Lagoa de Araruama

Peixes agonizam enquanto poluição toma conta na Lagoa de Araruama

Picture of Leo Hezer

Leo Hezer

Compartilhar no WhatsApp
Anúncio

A situação na Lagoa de Araruama segue crítica, e as recentes imagens capturadas por um internauta revelam o triste cenário de peixes agonizando à beira das margens, próximos a camadas espessas de algas. Essas cenas, que incluíram gaivotas e garças em busca de alimento fácil, revelam o resultado de um desequilíbrio ambiental. Segundo o internauta, o fenômeno é fruto de uma combinação letal para a vida marinha: esgoto despejado diretamente na lagoa, somado à intensidade do sol e às chuvas frequentes.

Esse ciclo acaba estimulando o crescimento desenfreado das algas, que, ao contrário do senso comum, não oxigenam a água, mas consomem o pouco oxigênio disponível, resultando em uma corrida mortal para a superfície pelos peixes. É impossível ignorar o quanto o atual cenário da lagoa demanda medidas judiciais das autoridades, tanto no combate ao despejo de esgoto in natura quanto no monitoramento ambiental da lagoa. Preservar a Lagoa de Araruama é, antes de tudo, preservar um dos maiores patrimônios naturais da Região dos Lagos, do Brasil e do Mundo.

 

Picture of Leo Hezer
Cabofriense com orgulho, gestão pública e jornalismo pela Universidade Cândido Mendes. Registro: 0043279/RJ. Colunista do Lagos Informa e Política RJ, traz o melhor da análise política da Região dos Lagos. Destemido, trás uma visão crítica em busca da verdade!
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress