Maricá celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano com ações de apoio à amamentação

Maricá celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano com ações de apoio à amamentação

Picture of Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Compartilhar no WhatsApp

Neste domingo (19), foi celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, e a Secretaria de Saúde de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, aproveita a data para destacar a importância dos serviços municipais que incentivam o aleitamento materno e promovem o bem-estar de mães e bebês.

A sala de apoio à amamentação, localizada no Centro Materno Infantil, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo orientação às mulheres que têm dúvidas ou dificuldades relacionadas à amamentação. Este serviço é fundamental para assegurar que as mães recebam o suporte necessário durante o período de aleitamento.

Gotas de Amor: Projeto de Apoio à Mulher que Amamenta

No Hospital Conde Modesto Leal, situado no Centro de Maricá, existe uma sala de apoio à mulher que amamenta, destinada a colaboradoras e pacientes. O projeto Gotas de Amor é desenvolvido neste espaço, onde o leite materno é coletado e armazenado para doação. Este projeto é direcionado tanto a colaboradoras que retornaram da licença-maternidade e precisam retirar o leite materno ou amamentar seus bebês no local, quanto a pacientes internadas que necessitam dos serviços da sala.

A equipe da sala de apoio do Centro Materno Infantil também realiza a coleta de leite materno, que é transportado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói. Este leite é vital para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas mães e estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais da região.

Para facilitar o processo, a coleta pode ser realizada na residência das doadoras mediante agendamento prévio, que pode ser feito através de mensagem pelo WhatsApp (21) 2637-3395.

Domênica Panno, coordenadora de Nutrição da unidade hospitalar, destacou a relevância do espaço dedicado às mães que amamentam: “A felicidade é imensa em poder proporcionar esse espaço dentro da unidade. Nele, a mulher pode esvaziar as mamas e armazenar seu leite em frascos previamente esterilizados, com conforto, privacidade e segurança. Em outro momento, esse leite será oferecido ao filho ou poderá ser doado, contando com todo o suporte da sala de apoio à amamentação do Centro Materno Infantil”.

Picture of Mariana Carvalho
Redatora do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, formada em jornalismo esportivo na ACERJ.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress