Neste domingo (19), foi celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, e a Secretaria de Saúde de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, aproveita a data para destacar a importância dos serviços municipais que incentivam o aleitamento materno e promovem o bem-estar de mães e bebês.
A sala de apoio à amamentação, localizada no Centro Materno Infantil, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo orientação às mulheres que têm dúvidas ou dificuldades relacionadas à amamentação. Este serviço é fundamental para assegurar que as mães recebam o suporte necessário durante o período de aleitamento.
Gotas de Amor: Projeto de Apoio à Mulher que Amamenta
No Hospital Conde Modesto Leal, situado no Centro de Maricá, existe uma sala de apoio à mulher que amamenta, destinada a colaboradoras e pacientes. O projeto Gotas de Amor é desenvolvido neste espaço, onde o leite materno é coletado e armazenado para doação. Este projeto é direcionado tanto a colaboradoras que retornaram da licença-maternidade e precisam retirar o leite materno ou amamentar seus bebês no local, quanto a pacientes internadas que necessitam dos serviços da sala.
A equipe da sala de apoio do Centro Materno Infantil também realiza a coleta de leite materno, que é transportado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói. Este leite é vital para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas mães e estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais da região.
Para facilitar o processo, a coleta pode ser realizada na residência das doadoras mediante agendamento prévio, que pode ser feito através de mensagem pelo WhatsApp (21) 2637-3395.
Domênica Panno, coordenadora de Nutrição da unidade hospitalar, destacou a relevância do espaço dedicado às mães que amamentam: “A felicidade é imensa em poder proporcionar esse espaço dentro da unidade. Nele, a mulher pode esvaziar as mamas e armazenar seu leite em frascos previamente esterilizados, com conforto, privacidade e segurança. Em outro momento, esse leite será oferecido ao filho ou poderá ser doado, contando com todo o suporte da sala de apoio à amamentação do Centro Materno Infantil”.