Área às margens da Lagoa de Araruama passa por revitalização com retirada de lixo, reordenamento de barcos e criação de compartimentos para pesca sustentável
A faixa de mangue da região do Portinho, em Cabo Frio, começou a passar por uma transformação emergencial nesta semana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, deu início a uma operação de recuperação ambiental no entorno da Lagoa de Araruama. A iniciativa envolve ações práticas, como o cercamento da área, retirada de resíduos e ordenamento do uso por pescadores e donos de embarcações.
Com apoio da Comsercaf, a Equipe Verde — grupo responsável pelas ações diretas de intervenção ambiental — trabalha para frear a degradação de um dos ecossistemas mais importantes do município. O mangue, berçário natural de inúmeras espécies, estava sendo sufocado por embarcações estacionadas irregularmente e pelo acúmulo de lixo trazido pelo vento.
“Estamos reorganizando o espaço com compartimentos distintos: áreas exclusivas para a regeneração do mangue e outras reservadas aos pescadores. É uma maneira de promover o uso consciente da lagoa, respeitando quem vive dela, sem abrir mão da preservação ambiental”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Durante a ação, reboques, carretinhas e barcos que estavam em cima da vegetação foram realocados para pontos mais adequados, onde não ofereçam riscos ao ecossistema. A população também recebeu orientações sobre o descarte correto de resíduos — problema recorrente na região e que compromete a recuperação da vegetação nativa.





