Prefeitura de Cabo Frio remove toneladas de algas mortas da Lagoa de Araruama

Prefeitura de Cabo Frio remove toneladas de algas mortas da Lagoa de Araruama

Compartilhar no WhatsApp

Operação emergencial na Praia das Palmeiras foi realizada para conter impactos ambientais e preservar o bem-estar da população

A orla da Praia das Palmeiras, em Cabo Frio, passou por uma verdadeira operação de limpeza nesta terça-feira (26). A Prefeitura retirou toneladas de algas mortas que estavam acumuladas às margens da Lagoa de Araruama, numa ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima e da Comsercaf. O objetivo é reduzir os impactos ambientais e eliminar o mau cheiro causado pela decomposição da matéria orgânica.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, o fenômeno é resultado de um processo natural chamado eutrofização, em que o excesso de nutrientes no ambiente aquático acelera o crescimento das algas. Após a morte, elas se acumulam e acabam formando uma lama viscosa que prejudica a qualidade da água e ameaça a vida marinha.

A operação, autorizada por órgãos ambientais e realizada de forma seletiva, foca apenas nas algas mortas, que apresentam coloração amarelada, acastanhada ou escura. O monitoramento será contínuo, e novas ações estão previstas sempre que necessário para preservar o equilíbrio ecológico da lagoa.

Cerca de 20 trabalhadores da Comsercaf participaram da coleta, utilizando retroescavadeiras e caminhões para transporte do material. De acordo com o diretor da companhia, Anderson Torres, a previsão é de que mais de duas toneladas de algas sejam retiradas nesta primeira etapa. A equipe deve retornar à área na sexta-feira (29) para dar continuidade aos trabalhos.

✅ Confira as últimas notícias da Região dos Lagos

[Clique Aqui] para para receber notícias exclusivas da Região dos Lagos no seu WhatsApp

Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também