Estrutura foi construída ilegalmente dentro do Parque Estadual da Costa do Sol; proprietário já havia sido multado por desmatamento no local
A Prefeitura de Cabo Frio realizou, nesta quinta-feira (26), a remoção de um muro construído de forma irregular em uma área de preservação ambiental no bairro Jacaré. A intervenção ocorreu dentro dos limites do Parque Estadual da Costa do Sol e faz parte de uma operação de fiscalização contínua voltada à proteção da unidade de conservação.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do 25º Batalhão da Polícia Militar.
O muro havia sido erguido por um morador que já havia sido autuado anteriormente por desmatamento na mesma área, durante a primeira etapa da operação, realizada no mês passado. Na ocasião, ele foi notificado e recebeu um prazo de 15 dias para remover a estrutura, o que não foi cumprido.
Com o vencimento do prazo e a permanência da construção no local, a equipe de fiscalização retornou nesta semana e fez a remoção do muro. Durante a nova vistoria, os agentes identificaram ainda a retirada de saibro da base da estrutura, o que pode comprometer a segurança de imóveis vizinhos.
Para avaliar os possíveis riscos geotécnicos da intervenção, uma nova inspeção será agendada com a presença da Defesa Civil.
A Prefeitura reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais: o telefone (22) 3199-1313 ou o e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.





