Praia do Foguete, em Cabo Frio, pode ganhar selo internacional Bandeira Azul e virar destaque mundial no turismo sustentável

Praia do Foguete, em Cabo Frio, pode ganhar selo internacional Bandeira Azul e virar destaque mundial no turismo sustentável

Compartilhar no WhatsApp

Cabo Frio avança nas exigências para conquistar certificação de excelência ambiental que coloca praias no mapa das mais bonitas e seguras do planeta

A Praia do Foguete, em Cabo Frio, está cada vez mais perto de conquistar um dos selos ambientais mais cobiçados do mundo: o Bandeira Azul. Nesta terça-feira (26), a Prefeitura reuniu moradores, empresários e representantes de instituições para alinhar os últimos passos necessários para a certificação, que reconhece praias que oferecem qualidade da água, segurança, acessibilidade e gestão sustentável.

O encontro, realizado no bairro Foguete, faz parte do trabalho do Comitê Gestor do programa. Além das secretarias municipais, participaram órgãos parceiros como o Corpo de Bombeiros, Comsercaf, UERJ e Instituto Escola do Mar. Durante a reunião, foi iniciado o “Mapa Falado”, instrumento que reúne a percepção da comunidade para embasar os estudos de capacidade de carga e orientar o planejamento turístico.

Este ano, a Praia do Foguete e a Praia do Pontal do Peró foram pré-aprovadas para concorrer ao selo na modalidade de temporada curta. Até dezembro, precisam cumprir 34 exigências, entre elas postos de guarda-vidas, áreas de escape, infraestrutura acessível e preservação da paisagem natural.

A coordenadora do programa em Cabo Frio, Luísa Rieth, destacou que o processo é coletivo. Já o vice-presidente da Associação de Moradores, Hudson Garcia, afirmou que as secretarias estão empenhadas em cumprir todas as metas e que há grande otimismo sobre a conquista do selo.

Atualmente, apenas a Praia do Peró ostenta a Bandeira Azul em Cabo Frio, renovada pela sétima vez consecutiva em 2024. Se aprovado, o Foguete passará a integrar a lista de praias de elite internacional, atraindo ainda mais turistas e valorizando o destino.

✅ Confira as últimas notícias da Região dos Lagos

[Clique Aqui] para para receber notícias exclusivas da Região dos Lagos no seu WhatsApp

Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também