Praia das Conchas, em Cabo Frio, será interditada entre hoje e amanhã para a demolição de quiosques

Praia das Conchas, em Cabo Frio, será interditada entre hoje e amanhã para a demolição de quiosques

Picture of Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Compartilhar no WhatsApp

A Praia das Conchas, em Cabo Frio, estará fechada entre hoje (29) e amanhã (30) para cumprir ordens judiciais definitivas emitidas pela Justiça Federal – Subseção Judiciária de São Pedro da Aldeia – SJRJ, que condenaram o Município de Cabo Frio a desocupar e demolir quiosques construídos irregularmente em uma área ambiental de propriedade da União, sem as devidas autorizações legais.

A Praia das Conchas ficará fechada até a conclusão dos trabalhos e a remoção dos escombros. Durante todo o processo, o acesso de veículos e pedestres será limitado para garantir a segurança. Como haverá movimentação de caminhões e equipamentos pesados, a Guarda Civil Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Ambiental estarão controlando o acesso à praia.

Hoje (29), que é o prazo final para desocupação e remoção dos materiais, os serviços serão suspensos para possibilitar o início das demolições, marcadas para terça-feira (30), a partir das 8h.

Os processos judiciais que tramitam na Justiça Federal foram iniciados pela União, por meio da Advocacia Geral da União, e estão em curso há mais de 20 anos, com as decisões judiciais finais sendo proferidas em 2011, todas elas contra o Município de Cabo Frio e os ocupantes dos quiosques em questão.

Diante do prazo estabelecido e em cumprimento às ordens judiciais, o município elaborou o cronograma para desocupação da Praia das Conchas, iniciando em 1º de abril, com a entrega de notificações a todos os proprietários de quiosques e autuação.

Em seguida, em 08 de abril, foi realizada a primeira fiscalização no local para concluir o estudo sobre desocupação e demolição dos quiosques, construídos irregularmente em uma área da União, em flagrante violação das leis ambientais e sanitárias.

Após todo o processo de remoção e limpeza da área, os proprietários de quiosques que tiverem suas estruturas demolidas/interditadas poderão continuar operando na Praia das Conchas, na faixa de areia, seguindo o mesmo modelo da Praia do Forte, utilizando barracas, mesas, cadeiras e guarda-sóis que serão desmontados diariamente. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos está coordenando essa ação, mantendo um diálogo constante com os comerciantes sobre as novas regulamentações para a Praia das Conchas, conforme o Decreto Municipal n° 7.267/2024.

Além da desocupação e demolição dos quiosques, na terça-feira (30), todos os obstáculos de acesso à Praia das Conchas também serão removidos, conforme a Recomendação n° 08 do Ministério Público Federal (MPF).

Picture of Mariana Carvalho
Redatora do Lagos Informa. Estudante de Jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, formada em jornalismo esportivo na ACERJ.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress