Durante o período de Carnaval, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública, prestou atendimento a mulheres vítimas de agressão física na cidade.
Na terça-feira (4), a equipe atendeu a uma ocorrência no bairro Peró, onde uma mulher foi agredida. Ao chegar ao local, a vítima e o suposto agressor foram encaminhados à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cabo Frio. A vítima foi submetida ao exame de corpo de delito e, após prestar depoimento, foi conduzida com segurança até sua residência. O suposto agressor ficou sob custódia das autoridades policiais.
No dia anterior, segunda-feira (3), em uma ação conjunta com a Patrulha Maria da Penha de Arraial do Cabo, a equipe de Cabo Frio atendeu outra vítima de agressão. A mulher foi conduzida para o registro da ocorrência e realização do exame de corpo de delito. Em seguida, a patrulha de Cabo Frio foi acionada para garantir a segurança da vítima, que precisava retirar pertences de sua residência.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Cabo Frio, Regiane Costa, destacou a importância da atuação intermunicipal na proteção das mulheres em situação de violência. “A ação conjunta reforça a importância do trabalho colaborativo entre as cidades para garantir que as vítimas estejam sempre em um local seguro”, afirmou Costa.
As ações da Patrulha Maria da Penha seguem os protocolos da Lei 11.340/06, garantindo atendimento humanizado e seguro para as mulheres em situação de violência, com o apoio de outros órgãos de segurança e assistência social.