Mãe e filho foram presos em flagrante no bairro Jacaré; dupla também mantinha celulares roubados e realizava desbloqueios ilegais de aparelhos de alto valor
A Polícia Civil de Cabo Frio (126ª DP), em ação conjunta com a Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta terça-feira (21) a operação “Código Seguro”, que desmantelou um esquema criminoso especializado em invadir sistemas governamentais e usar dados sigilosos para legalizar veículos roubados. O alvo principal da operação, Ryan da Silva Fonseca, foi preso em sua residência, na Travessa Calma, no bairro Jacaré.
Durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, os agentes localizaram celulares roubados e furtados, o que levou também à prisão em flagrante de Ryan e de sua mãe, Roseane da Silva Alvarenga, por receptação qualificada.
Segundo as investigações, Ryan era responsável não apenas por atuar no esquema de adulteração de informações, mas também por desbloquear aparelhos telefônicos de origem criminosa. Dentro da casa, os policiais apreenderam um iPhone 14 branco, identificado como produto de roubo registrado na 10ª DP (Botafogo). O suspeito confirmou ser o proprietário do aparelho.
As equipes seguiram até a loja da família, na Rua do Pomar, também no Jacaré, onde encontraram outro iPhone 7 preto, furtado na área da 29ª DP (Madureira). Ambos foram conduzidos à delegacia, onde permanecem presos.
A operação revelou um braço digital do crime organizado, que explorava vulnerabilidades de sistemas policiais para lucrar com o comércio de veículos e eletrônicos ilícitos. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos.





