Uma denúncia sobre a falta de um profissional auxiliar para uma criança de 6 anos com autismo de nível 2 na Escola Municipal Francisca Nazareth de Souza, em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, foi divulgada na última terça-feira (27) por familiares. Eles relataram que o aluno, matriculado desde o dia 8 de agosto, ainda não recebeu o acompanhamento necessário para participar das atividades escolares.
De acordo com a denúncia, um laudo médico atestando a condição da criança foi apresentado no ato da matrícula, mas, mesmo após quase 20 dias, a presença de um profissional especializado para auxiliar a criança não foi providenciada.
A escola estaria enfrentando também uma situação semelhante com outras crianças com necessidades especiais, que também estariam sem o apoio de auxiliares.
O autismo de nível 2 é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, além de comportamentos restritos e repetitivos. A ausência de um acompanhamento adequado pode afetar o aprendizado, a socialização e o bem-estar emocional das crianças que necessitam desse suporte.
O Lagos Informa entrou em contato com a Secretaria de Educação de Cabo Frio para obter um posicionamento sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolver a situação.