A Guarda Marítima e Ambiental da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio realizou, nesse domingo (17), o resgate de duas serpentes em diferentes pontos do município. As ocorrências envolveram uma jararaca, no Pontal do Peró, e uma jiboia, no bairro Caminho de Búzios.
O primeiro caso aconteceu por volta das 12h, na residência da moradora Marta Rocha, no Pontal do Peró. Segundo ela, a cobra estava escondida entre as plantas do quintal.
“Eu estava molhando as plantas quando percebi a cobra camuflada no meio da vegetação. Na hora, tirei os cachorros de perto e acionei a Guarda Marítima, que chegou rapidamente e fez o resgate”, relatou.
O animal identificado pelos agentes era uma jararaca, espécie peçonhenta considerada uma das principais responsáveis por acidentes com cobras no Brasil. De acordo com especialistas, cerca de 90% dos casos envolvendo serpentes venenosas no país são causados por animais dessa espécie.
Já a segunda ocorrência foi registrada por volta das 14h, no bairro Caminho de Búzios, onde os agentes resgataram uma jiboia de aproximadamente 1,5 metro de comprimento.
Segundo a moradora Márcia Freitas, a cobra foi encontrada pelo marido e pela filha enquanto recolhiam esterco para a horta da família.
“Eles viram a jiboia enrolada em uma árvore. Como havia galinhas nas proximidades e ficamos com medo de alguém matar o animal, trouxemos a cobra para casa com cuidado e acionamos a Guarda Marítima Ambiental”, explicou.
Diferente da jararaca, a jiboia não possui veneno e raramente apresenta comportamento agressivo quando não é provocada. A espécie desempenha papel importante no equilíbrio ambiental, ajudando no controle natural de roedores e outros pequenos animais.
O coordenador da Guarda Marítima e Ambiental, Ricardo Medina, destacou a importância da conscientização da população em casos envolvendo animais silvestres.
“As duas espécies têm papel fundamental para o equilíbrio ecológico do nosso ecossistema. O mais importante é que as pessoas não tentem capturar ou matar esses animais e acionem equipes capacitadas para fazer o resgate de forma segura”, afirmou.
A Guarda Civil Municipal reforça ainda que matar, perseguir ou maltratar animais silvestres é crime ambiental, conforme prevê a Lei Federal nº 9.605/98.
Como acionar a Guarda Marítima e Ambiental
Em casos de aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas ou residenciais, a orientação é acionar imediatamente a Guarda Marítima e Ambiental pelo telefone 153.
O atendimento é realizado por equipes especializadas, garantindo segurança tanto para os moradores quanto para os animais resgatados.





