A Sophia Editora, de Cabo Frio, participa pelo segundo ano consecutivo da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos maiores eventos literários do Brasil, que acontece de 9 a 13 de outubro. A editora integra a programação da Casa Gueto, um espaço de selos independentes organizado pela Patuá, localizado no Centro Histórico de Paraty.
Focada em publicações que dialogam com história, memória e patrimônio, a Sophia leva ao evento lançamentos de obras como Aspino e o boi, de Gessiane Nazario, Histórias do Arraial e a fábrica da baleia, de Leandro Miranda, e refinaria, de Rodrigo Cabral, escritor e responsável pela editora.
Nesta sexta-feira (11), a programação da editora na Casa Gueto inclui a participação de Gessiane Nazario na mesa “Vamos falar sobre questões raciais?”, às 10h, seguida do lançamento de seu livro infantil Aspino e o boi, às 15h. Mais tarde, às 20h, Gessiane conduz uma roda de conversa sobre literatura infantil. Além disso, às 16h, Rodrigo Cabral lançará sua obra refinaria, e Jaqueline Brum realizará uma mesa de autógrafos para o livro Aventuras na laguna.
A Flip 2024 celebra sua 22ª edição e homenageia o escritor João do Rio, reunindo grandes nomes da literatura nacional e internacional.