O documentário “Peixe, Camarão, Sal e Tradição”, que retrata a luta dos pescadores caiçaras da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, será exibido no 11° FRICine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, no dia 25 de setembro, às 18h, no Teatro Municipal de Nova Friburgo. A obra, produzida pela Druida Filmes, foi selecionada para a competição de médias-metragens internacionais após concorrer com mais de 2.800 produções de 123 países.
O documentário destaca os problemas ambientais enfrentados pela Laguna de Araruama, onde está localizada a Praia do Siqueira, como o despejo de esgoto não tratado, que ameaça a pesca tradicional e a sobrevivência da comunidade caiçara.
Com depoimentos de pesquisadores, moradores e pescadores, o filme contrasta a beleza natural da região com a crescente poluição, que coloca em risco técnicas e conhecimentos passados de geração em geração.
Lançado em 2022 na Praia do Siqueira, o filme chega ao festival como parte da programação oficial, que tem como tema “O Futuro em Nossas Mãos Aqui e Agora”, refletindo a urgência de ações para proteger o meio ambiente. A exibição no FRICine será gratuita.