Cabo Frio propõe fiscalização conjunta e nova lei para proteger a Lagoa de Araruama

Cabo Frio propõe fiscalização conjunta e nova lei para proteger a Lagoa de Araruama

Picture of Caio Gervazoni

Caio Gervazoni

Compartilhar no WhatsApp

A Prefeitura de Cabo Frio participou, na última quinta-feira (6), de uma reunião convocada pelo Ministério Público Federal (MPF) para discutir ações de preservação da Lagoa de Araruama. O encontro atendeu a uma solicitação da ONG Viva Nossa Lagoa e de pescadores da região. Durante a reunião, o município propôs uma operação conjunta de fiscalização e apresentou uma minuta de lei para a proteção da Faixa de Proteção Natural (FPN) da lagoa.

O encontro reuniu representantes das secretarias de Meio Ambiente de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama, além de pescadores e autoridades ambientais. Entre os temas debatidos estavam a degradação da lagoa, a pesca ilegal e a necessidade de intensificar a fiscalização das comportas.

Cabo Frio apresentou as ações realizadas nos últimos 30 dias e propôs uma operação para fiscalizar as comportas, começando pelo bairro Palmeiras. A iniciativa prevê a participação de técnicos de diversas áreas para garantir que as comportas estejam funcionando corretamente.

Outro ponto relevante foi a apresentação de uma minuta de lei para regular empreendimentos na Faixa de Proteção Natural da lagoa. A proposta foi elogiada pelo procurador da República, Leandro Mitidieri, que destacou a postura proativa da Prefeitura.

Além disso, o prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho, anunciou medidas para dragagem da lagoa e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira. Para viabilizar a obra, a Prefeitura destinou um terreno ao lado da estação, permitindo um avanço inédito na infraestrutura sanitária da cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Jaiton Nogueira, reforçou a urgência dessas medidas:

“Foram décadas de erros, e não podemos mais errar ou atrasar. Esta minuta de lei representa um passo importante para um futuro sustentável”

Uma nova reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bernardo Rossi, está prevista para a próxima semana. O objetivo será discutir novas estratégias para fortalecer a preservação da Lagoa de Araruama.

 

Picture of Caio Gervazoni
Repórter do Lagos Informa. Jornalismo Universidade Veiga de Almeida.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress