Maria Helena Cohen Moura, uma estudante de seis anos da Escola Municipal Prof. Ana Pereira, em Unamar, Cabo Frio, tornou-se a participante mais jovem do Brasil a detectar asteroides em um programa de astronomia com abrangência nacional e internacional. Integrando uma iniciativa colaborativa entre a NASA, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Observatório Nacional, Maria Helena identificou com sucesso sete asteroides.
Além de sua participação nas Olimpíadas de Astronomia, onde também foi a mais nova competidora, Maria Helena foi convidada para uma cerimônia de entrega de medalhas no próximo dia 9 de novembro, durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Complexo Cultural da República, em Brasília. A cerimônia homenageará jovens cientistas cidadãos que contribuíram com importantes descobertas, e Maria Helena será a única representante de Cabo Frio a receber tal honraria.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCTI e instituições parceiras, destaca as contribuições científicas de estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, incentivando o aprendizado e a interação com o público.