Prefeito Alexandre Martins inaugura sede da pessoa com deficiência física em Búzios

Prefeito Alexandre Martins inaugura sede da pessoa com deficiência física em Búzios

Compartilhar no WhatsApp

A cidade de Búzios presenciou mais uma inauguração na noite do dia 22 de maio, desta vez, a nova sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência. O evento contou com a presença do Prefeito Alexandre Martins, do Secretário da pasta, Aurélio Barros, além dos vereadores de Búzios, do vice-presidente de Esporte para Saúde e PcD, Renato de Paula, do deputado estadual, Otoni de Paula, da presidente e fundadora da ABRARIO (Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro), Marilene Oliveira, e dos atletas paralímpicos Clodoaldo Silva e Marcelo Cardoso.

O intuito do evento foi dar visibilidade às pessoas com deficiência, contando com intérpretes de Libras durante toda a sua duração, além de apresentações musicais e de dança realizadas por PCDs de Búzios. Destacou-se a performance de Eneias Pereira, deficiente visual, que emocionou a todos com sua apresentação solo de bateria, recebendo aplausos calorosos dos presentes. Também ocorreram apresentações de dança com Ezequiel e Yasmim, portadores de deficiência, e da CIA Downdance, cuja performance emocionou a todos os presentes.

O Secretário da pasta, Aurélio Barros, iniciou seu discurso se descrevendo para aqueles que não podiam enxergar e ressaltou a importância de Búzios ser a primeira cidade da Região dos Lagos a possuir uma Secretaria voltada para as PCDs. Emocionado, o secretário expressou sua gratidão a Deus, à sua esposa, ao seu filho João e ao prefeito Alexandre Martins por estarem juntos nessa importante causa da inclusão das pessoas com deficiência. Ele recordou que, quando foi eleito vereador, o prefeito se comprometeu a acompanhá-lo nessa luta, e agora celebram a inauguração da primeira secretaria na região voltada para as pessoas com deficiência.

Aurélio Barros ressaltou que a secretaria será responsável por intermediar com as demais secretarias do governo, a fim de promover mais inclusão e acessibilidade dentro das competências de cada área específica. Em conjunto com a Secretaria de Saúde, buscarão ampliar as terapias ocupacionais, a disponibilidade de psiquiatras e neurologistas. Juntamente com a Secretaria de Obras, Ambiente e Urbanismo, trabalharão para gerar acessibilidade, tornando Búzios uma cidade verdadeiramente preparada para todos. O secretário enfatizou a união em prol do objetivo de tornar Búzios a cidade mais acessível e inclusiva do Brasil.

O Secretário destacou que, em cada secretaria, seja de Educação, Esportes ou outras, o diálogo será sempre voltado para a atuação dentro de suas competências, visando promover ações que alcancem as pessoas com deficiência. Ele mencionou a luta para implantar em Búzios uma Clínica Escola do Autista, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde. Além disso, ressaltou o pioneirismo de Búzios no tratamento com cannabis medicinal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e epilepsia refratária, informando que atualmente cerca de 500 pessoas fazem uso desse serviço disponibilizado gratuitamente pelo município.

 

✅ Confira as últimas notícias da Região dos Lagos

[Clique Aqui] para para receber notícias exclusivas da Região dos Lagos no seu WhatsApp

Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também