PF cumpre mandado em Búzios durante operação contra fraudes na educação

PF cumpre mandado em Búzios durante operação contra fraudes na educação

Picture of Caio Gervazoni

Caio Gervazoni

Compartilhar no WhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (11/2/2025), a Operação Errata, contra um esquema de fraudes na rede municipal de ensino de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A investigação aponta que o desvio de recursos públicos ultrapassa R$ 100 milhões. A ação, realizada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal, resultou na prisão de quatro pessoas e no cumprimento de 42 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Armação dos Búzios.

A fraude envolvia pagamentos superfaturados e contratos sem licitação para o fornecimento de livros didáticos, utilizando recursos do Fundo Nacional de Educação (Fundeb). Segundo a PF, servidores públicos e fornecedores simularam processos licitatórios e direcionaram os contratos de forma irregular entre 2017 e 2024.

A investigação também revelou que o grupo utilizou mecanismos de lavagem de dinheiro para ocultar valores obtidos ilicitamente. Na casa de um dos alvos, Marcos, foram apreendidos um fuzil, uma pistola e um revólver. A TV Globo apurou que ele também controla o transporte de vans na região e tem ligações com a milícia.

Além de Búzios, a operação ocorreu em Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Fortaleza, Maricá, Mesquita, Recife e Paulista. Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.

Picture of Caio Gervazoni
Repórter do Lagos Informa. Jornalismo Universidade Veiga de Almeida.
Compartilhar no WhatsApp
Clique para 
Compartilhar!
Veja 
Também
Municípios
São Pedro da Aldeia
Arraial do Cabo
Cabo Frio
Armação dos Búzios
plugins premium WordPress